A evolução dos computadores digitais
Desde os primórdios o homem buscava maneiras de automatizar tarefas como por exemplo a maquina de tecer de Joseph Marie Jacquard que, se valia das primeiras ideias de lógica binária idealizada por matemáticos, como George Boole, para confeccionar vestidos usando cartões perfurados que diziam se o fio iria ficar por cima ou por baixo. Esse invento demonstrou que as máquinas poderiam seguir uma programação baseada m lógica binária.
Cartões Perfurados da máquina de tecer de Jacquard
De fato o computador, ou seja, uma máquina de computar, faz muitas tarefas complexas mas todas elas são essencialmente baseadas em cálculos matemáticos embutidas em um conjunto de instruções que processador é capaz de entender.
Com a evolução os primeiros computadores começaram a aparecer, sendo eles mecânicos, eletromecânicos, valvulados e finalmente transistorizados. O computador apresentou um grande avanço em sua capacidade de calculo em curta faixa de tempo, quando se juntou os transistores dentro de uma único pastilha de silício formando os primeiros microprocessadores como aqueles da família Intel e Motorola.
O computador representou grandes interferências na história contemporânea do homem ajudando nos esforços de guerra desde a segunda guerra mundial até os dias de hoje onde a informação precisa ser rápida e confiável exigindo máquinas de grande poder de computo por exemplo em mainframes, sistemas embarcados e críticos.
O computador evoluiu muito além do que os seus principais colaboradores do passado imaginavam. Os primeiros idealizadores não imaginavam que um dia teríamos um computador em casa e muito menos um celular na forma que hoje ele se apresenta.
Elementos da organização de computadores
O computador é um sistema complexo formado por módulos que pode tomar varias formas. No geral ele é composto por meios de entrada e saída de dados, um meio de processamento e memória.
Representação dos dados: Temos varias formas de representar os dados, dentre elas podemos citar o sistema binário, octal, decimal e hexadecimal.
Processador: constitui a CPU que faz tarefas através de um programa constituído de instruções e dados de entrada.
Dentre as características de um processador podemos citar, o conjunto de instruções que ele suporta, o tamanho da palavra, e sua velocidade de clock, e tamanho da memória cache.
Nos tempos atuais, coloca-se cada vez mais núcleos no processadores, devido ao fato da velocidade estar chegando no seu limite praticável.
Memória principal: É composta de uma memória que perde os dados na ausência de energia. Representa a memória mais rápida e cara do computador, esta deve operar na mesma velocidade do processador a fim de não ocasionar perda de desempenho no processador. Suas principais características são: tempo de acesso e tamanho
Memória secundária: Representa a os discos rígidos e SSDs. Estes são os meios de armazenamento onde ficam armazenados os dados que não podem se perder na ausência de energia, como o sistema operacional e programas.
Dispositivos de memória externa: São dispositivos móveis, que guardam dados e podem ser facilmente removidos durante o funcionamento do computador.
Dispositivos de entrada e saída de dados: São os meios que o usuário se comunica com o computador, enviando ou recebendo dados. Fazem a conversão homem-máquina entre o usuário e o computador.
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_computa%C3%A7%C3%A3o , data de acesso: 05/08/2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário