Iremos abordar nesse tutorial os conceitos iniciais
do banco de dados do LibreOffice Base. Construiremos inicialmente um
catálogo de endereços.
Primeiro vamos abrir o LibreOffice Base. Irá
aparecer a seguinte tela:
Em seguida clique em próximo. A opção “Sim, registre o banco de dados para mim” garante que o banco de dados ficará acessível a outras aplicações, isto é, se podemos usar o banco no LibreOffice Writer, Calc dentre outros. Para salvar o banco de dados e editar clique em “Concluir” e na tela que segue “Salvar”.
Depois disso, veremos a seguinte tela, que é a tela inicial:
Agora iremos criar uma tabela dentro do banco de dados. Tabela é o lugar que irá guardar as informações e essas são divididas em campos. Por exemplo, temos uma tabela "dados" com os campos "nome, identidade, telefone".
Voltamos agora ao nosso banco de dados. Clicamos em "Tabelas" na aba banco de dados e em"Assistente de tabelas" na aba tarefas. Utilize opção "Criar tabela no editor", serve para manejar os campos manualmente.
Vamos agora configurar os campos de nossa tabela. Clique em "Pessoal" dentro do campo categorias e em seguida selecione "Endereços". Adicione os campos conforme sua necessidade, no nosso exemplo foram adcionados"IDEndereço", "NumeroCel", "Nome" e "Endereço".
Vamos agora dentro da aba Etapas clicar em "Definir chave primária". Deixaremos marcado o campo "Criar chave primária" e "Utilizar um campo existente como chave primária" e no "Nome do campo" deixaremos o campo IDEndereço, marcaremos também o "valor automático". Em Seguida clique em "Concluir".
Se aparecer alguma mensagem de erro relacionada com JRE(Java Runtime Enviroment) baixe o java no site oficial ou AQUI, instale-o e adicione no LibreOffice em Ferramentas > Opções > LibreOffice > Avançado (precisa reiniciar o programa antes de fazer o procedimento). Uma dica valiosa é que o LibreOffice só aceita JREs da arquitetura x86, nesse caso 32bits.
No próximo post explicarei como criar tabelas. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário